domingo, 5 de agosto de 2012

[Yacamim Livro 1] Capítulos 8 e 9

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!
Boa noite! Nestes dois capítulos de hoje, a revelação do desafio que aguarda Victor. Boa leitura!


CAPÍTULO 8

Diante da porta, agora aberta, encontrava-se uma garota nos seus quatorze anos, cabelos pretos extremamente lisos, uma calça jeans gasta e uma blusa amarelo-sol. Mesmo com a pouca ilumina- ção, seus olhos castanho-amarelados eram de um brilho fenomenal, como se uma estrela os ilumi- nasse por dentro. A pele, avermelhada como a de uma índia, completava o conjunto. À Vic, ela pare- ceu um anjo, visão capaz de fazê-lo esquecer por alguns segundos o dia terrível que passou.
Depois do que poderiam ter sido minutos de contemplação, Victor se mexeu, um pouco constran- gido, e olhou em volta pela primeira vez. Sentiu suas pupilas dilatando com a beleza do lugar. As paredes eram esculpidas e moldadas em curvas tão leves e belas que pareciam ter sido lapidadas por entidades divinas. Embora o ambiente fosse iluminado por suaves lâmpadas vermelhas, uma cor ouro vibrava pela sala, e parecia estar vindo dos que ali estavam reunidos. Havia homens e mu- lheres, velhos e crianças. As feições eram as mais diversas, aparentando haver ali grupos de dife- rentes regiões do Brasil, embora fosse curioso observar que todos guardavam um ou outro traço in- dígena no rosto, como a cor de pele, o tipo de cabelo ou o formato dos olhos. As expressões eram variadas, demonstravam contentamento, emoção, temor, expectativa. O salão era amplo, embora tivesse o teto baixo, mas mesmo assim estava praticamente cheio. Não havia cadeiras ou mesas,
apenas numerosos pufes e almofadas, formando círculos concêntricos. Foi para o centro de todos que se encaminharam, e logo Vic percebeu que todos estavam ali para vê-lo. O ar parecia suspenso, o tempo parado, os ponteiros congelados esperando pelo próximo lance.
Dan se adiantou, olhou para ele com um sorriso encorajador, limpou a garganta e abraçou a todos os presentes com o olhar.
Muito bem, gente. Todos vocês naturalmente sabem que esta é uma reunião muito importante para nós. De fato, fundamental para a Hélio-Hidra e talvez para toda a América Latina. Estamos pre- senciando o andamento dos dizeres do manuscrito, e apenas por isso já deveríamos nos considerar agraciados.
- Bendito sejam os Supremos todos os presentes disseram. Victor se sentiu ansioso e ligeira- mente deslocado do ambiente. Todos ali pareciam vibrar em sintonia fina, corações e mentes liga- dos em causa única. Sentia-se fora de um conjunto, e isto se somava a todas as sensações ruins deste dia. Dan pareceu ler seus pensamentos, porque o segurou pelos ombros e o conduziu para uma das almofadas.
Hoje conversaremos longamente. Há muitas coisas a serem contadas e esclarecidas. Primeira- mente, porém, devo pedir a paciência de todos. Victor teve um dia difícil e tenho certeza de que não se alimenta há bastante tempo. Vamos nos alimentar, aqui no lar abençoado dos Supremos, para então poder dar início à reunião, sim?
Todos concordaram e se levantaram. Alguns se encaminharam para os fundos, de onde tinidos de pratos e talheres se fizeram ouvir. Outros foram para a frente da sala, na direção oposta da porta pela qual Vic e Dan entraram. Ali ficava a mais magnífica parede da sala, com desenhos em relevo de muitos rostos. Logo abaixo, havia mesas baixas, com diversas travessas e garrafas tampadas, e pufes altos e destacados dos demais. Os pratos foram chegando, juntamente com talheres e copos. Porções iguais foram servidas em cada prato, e líquido servido nos copos. Em questão de dois minu- tos, todos já retornavam para as posições originais, trazendo nas mãos a refeição.
Aqui está a sua comida, Victor. Ela é feita por hélio-hidranos no litoral. Comemos frutos-do-mar, alimento abençoado pelas águas. A bebida servida é o suco de luz do sol, rico em hortaliças, clorofi- la e energia vital do astro maior.
Vic estava de olhos fechados, absorvendo a energia maravilhosa que emanava do local. Sentia-se calmo, pela primeira vez desde que deixou seu quarto pela manhã. Quanto quem lhe falava se ca- lou, ele olhou em direção à voz. E lá estava a garota angelical. Ela sorriu quando os olhares dos dois se encontraram, enquanto ele pegava desajeitado o prato e a bebida de cor verde oliva das mãos dela.
Bem-vindo. Meu nome é Amanda, e vou orientar a reunião junto com Dan, então, se alimente com calma para melhor absorver os nutrientes abençoados e fluidificados pelos Supremos. Tenho certeza de que será a melhor refeição da sua vida!
Com isto, ela se virou e foi em direção aos pufes mais altos, diante da mesa pouco antes domina- da pelas travessas de alimento, onde já estava um sorridente Dan, começando a se servir de seu prato.
De fato, a refeição estava primorosa. Se era por conta das longas horas sem alimento ou pela energia contida no alimento divino, Vic não sabia dizer. Até porque, pelo que entendeu, não era par-
te da Hélio-Hidra e não tinha certeza se acreditava nos Supremos. No entanto, se sentia em paz e aberto àquela nova experiência. Algo dentro dele lhe dizia que era importante.
Assim que todos terminaram a refeição, mais uma demonstração de organização e entrosamento foi dada. Muito rapidamente, os pratos foram passando de regiões opostas do círculo central para os externos, até que duas pilhas de pratos que eram leves e pequenos estavam sendo levadas por dois membros do círculo mais externo para o fundo do salão. Estes logo retornaram e sentaram- se novamente.
Quer começar, Dan? perguntou Amanda.
Acho que o momento é seu, minha cara amiga.
Ela sorriu para Dan, e então olhou para os presentes.
Bem-vindos. Eu sou Amanda, participo da Hélio-Hidra há sete anos, desde que cheguei ao meu
sétimo aniversário e mamãe recebeu sinal de que era o momento de me iniciar. A amável dona Deisy não está mais aqui para observar este momento em carne, mas estará presente hoje em espí- rito para acompanhar, como todos nós aqui reunidos, o momento pelo qual ansiamos desde que ela recebeu o Supremo que trouxe a nós o manuscrito.
Bendito sejam os Supremos disseram todos à menção do texto.
Hoje, teremos uma conversa de esclarecimento com Victor. O herói mencionado pelo Supremo está hoje entre nós, e chega precisamente como previsto. Ela fez uma breve pausa, e falou sole- nemente Na companhia de grande conhecido, se depara com o total desconhecido...
Diante de nobre grupo, o esclarecimento é oferecido todos completaram.
Passo a palavra ao Dan, enquanto me preparo em prece para o recebimento de uma ilustre convidada, como esclareceu e orientou para este momento o manuscrito.
Bendito sejam os Supremos disseram todos.
Dan sorriu e olhou para seu amigo, sentado no círculo central diante dele.
Bem-vindo, Vic. Não quero mais prolongar suas dúvidas e receios com procedimentos honrosos
ou algo parecido. Sei que quer respostas e está confuso com a expectativa enorme que gira em tor- no de você.
Eu agradeço se manifestou Victor pela primeira vez. Então comecemos.


CAPÍTULO 9

Sabemos que você esteve, poucas horas atrás, com Vertigo.
Expressões fechadas e preocupadas surgiram ante esta frase. Dan, no entanto, continuou. Tal- vez esteja pedindo muito, mas gostaria de ouvir de você como foi este encontro.
Vic respirou fundo. Não era uma memória agradável, mas era de se imaginar que a Hélio-Hidra quisesse saber como foi a reunião do líder da Companhia com ele. Preferiu omitir o sonho com os campos de trigo e a mulher na casa de praia, mas em alguns minutos, descreveu em detalhes tudo que foi capaz de se lembrar: como acordou já na sala com a saudação de Vertigo, a forma como este caçoou da opção da HH de não preparar o herói desde cedo, as informações fornecidas sobre a Liga Brasileira e a divisão entre Força e Companhia que se seguiu a isso. Contou como Vertigo se
gabou de ter agarrado o manuscrito antes de deixar a Liga, do ataque ao banco e subsequente cole- ta das últimas peças necessárias. Mencionou também Dan amarrado e desacordado no sofá, e a fuga enquanto o homem lia frases de um papel antigo e amarelado. Exclamações mudas e expres- sões de total incredulidade surgiram com esta última informação.
Nossa, Vertigo de fato optou por uma abordagem ofensiva com você se surpreendeu Dan Quanto à sua cinematográfica fuga, acho que devemos todos agradecer muito à sua coragem e à nossa querida Amanda por intervir no momento certo.
Foi a vez de Vic se surpreender. O intruso que salvou os dois das garras de Vertigo e os trouxe de carro até ali foi Amanda?? Podia jurar que havia sido um homem, embora não tenha visto o rosto por baixo do capuz... Amanda deu um sorriso discreto, os olhos fechados em meio à preparação que fa- zia.
Sim, Vic, foi ela quem nos resgatou da mansão. Ela seguiu a Companhia de Mauá até São Pau- lo, desde o momento em que nós dois fomos capturados. Dan fez uma pausa e bebericou de um copo de suco de luz disponível para os orientadores da reunião Você deve ter percebido que Verti- go estava tentando leva-lo a se unir à Companhia. Vejo que os filósofos, como sempre, focaram to- talmente na razão e deixaram a fé e emoção de lado na interpretação do manuscrito que roubaram de nós.
"Há vinte anos atrás, período final da ditadura, embora isso não fosse sabido na época, Deisy re- cebeu um dos Supremos. Aqui, nesta mesma sala, um pergaminho foi preenchido, com instruções preparatórias para a chegada do herói. Infelizmente, não podemos lhe mostrar o texto, pois como sabe, ele foi tirado de nós pouco depois.
"Felizmente, a mãe de Amanda era extremamente sábia. Foi capaz de ler nas entrelinhas das ins- truções, enxergar além. Enquanto os filósofos e muitos hélio-hidranos contavam com o herói para acabar com a ditadura, Deisy sabia que muitos anos viriam até que ele estivesse pronto. Um bebê não derrubaria um governo.
"Os filósofos achavam que sim, bastava que muitos acreditassem nisso. O povo se regozijaria nes- ta boa-nova, e o nascimento da criança seria propulsor e energia vital para que a população se li- vrasse do autoritarismo. O destino logo veio lhes fechar a porta quando os primeiros interessados na novidade quiseram auxiliar da única forma que os filósofos rejeitariam: dinheiro.
"Imagino que você se surpreenda que tenhamos aceitado a oferta dos banqueiros. Para que você entenda isso, é preciso captar o embate que ocorreu na fragmentação da Liga. Infelizmente, eu ain- da era um bebê quando isto ocorreu, então, se Amanda estiver pronta...”
Todos na sala, ao fim dos dizeres de Dan, repetiram o gesto que o rapaz fez para acessar a esca- da do casebre. Vic percebeu, então, que, assim como o símbolo, este era um ato da Hélio-Hidra.
Olá, Yacamim. Como é bom vê-lo novamente.
Victor se surpreendeu ao ouvir isto. Era o mesmo nome usado pela mulher no sonho, a mesma voz... e vinha de Amanda, que estava com aura e comportamento completamente alterados, embora parecesse em paz.
Eu sou o Supremo escolhido para recebe-lo aqui hoje. E é com alegria que vejo que está pronto para nos ouvir e aceitar em seu coração o seu destino.
O rapaz apenas assentiu. Não estava mais temeroso ou assustado. Sua vida até o momento em que atravessou a porta era um borrão indefinido, não tinha mais importância. Sentiu o mesmo for- migamento que o assaltou quando segurou a maçaneta da entrada do casebre pouco antes, e desta vez não resistiu. Não sabia ao certo o que estava ocorrendo com ele, mas concordava que estava de fato pronto. Era como se estivesse esperando todos aqueles anos por isto.
"A Liga não se fragmentou no momento em que Vertigo nos virou as costas com seus seguidores levando o manuscrito em suas mãos. Há muito que a união entre filósofos e religiosos era instável, propensa a uma separação forte, como a entrada de um composto explosivo em combustão. A com- binação ocorre com eficácia e grandes resultados, que podem ser bons como a ativação de um mo- tor, ou catastróficos como uma bomba atômica. Temo que a segunda opção seja mais próxima da verdade por trás da formação da Companhia e da Força.
“Hélio-hidranas experientes, como eu e Deisy, sentíamos uma perturbação energética. Os Supre- mos nos traziam palavras de força e esperança. Naquele momento, a Liga Brasileira sustentava su- as atividades através dos filósofos, embora não soubéssemos da procedência do capital. Talvez você pense que éramos apenas uma resistência a nível de ideal, mas as orações e a devoção dos mem- bros da Hélio-Hidra eram de grande importância para abrir na escuridão o caminho para a liberdade. Não houve um dia em que a participação da HH não fosse relevante para o fim das ditaduras na América, tanto pela ação dos Supremos como de seus membros, partipantes ativos da resistência e até mesmo infiltrados em cúpulas do poder, agindo de dentro para fora no enfraquecimento dos re- gimes autoritários.
"Quando aceitamos a ajuda dos banqueiros cariocas para a sustentação de nossas atividades, Vertigo simplesmente enlouqueceu. Ou assim pensávamos, quando ele escancarou a porta e saiu levando metade da Liga com ele. Hoje sabemos melhor. Os filósofos financiavam as nossas ativida- des através de mercado ilegal, vendendo para quem tivesse interesse, resistência ou ditadura. Des- de o manejo de armas até cordões com o símbolo da Hélio-Hidra, cada produto que Vertigo vendia era negociado secretamente e sem o nosso consentimento. A HH sempre foi uma religião desconhe- cida do grande público, de caráter extremamente divino e com poucas adesões ao longo dos anos, sempre através de descendentes de sangue sinalizados como membros pelos Supremos. Eis que nosso símbolo de ordem estava sendo comercializado e banalizado por um homem em quem confi- ávamos cegamente. Esta descoberta, trazida em uma reunião com entidades, foi um baque muito grande que selou o fim do contato entre Companhia e Força. Ficou bastante claro o motivo da fúria de Vertigo: ele não mais seria necessário para suprir financeiramente a Liga. Além disso, estava lu- crando em peso com a ditadura, fato este que se comprova pela riqueza que acumulou ao longo dos anos de regime autoritário e que permitiu a ele hoje ter sua mansão e toda a verba necessária para encontrar o paradeiro do herói. Não pense que esta é a única fonte de renda da Companhia. O capi- tal e os contatos formados por Vertigo com as vendas ilegais ao longo da ditadura possibilitaram a ele formar uma rede de tamanha proporção, que hoje ele tem influência e poder nas áreas que mais lucram no Brasil: Comunicação, Metalurgia, Veículos e Engenharia Civil. O único setor mais lucrativo que tinha fechado as portas para a Companhia era o bancário, e o banco que nos apoiava foi toma- do à força ontem, como você já está sabendo.
"Não pense que isto é feito às claras. A população desconhece a organização que controla a vida de todos. Não sabe a influência que a Companhia exerce na formação cultural e nos conceitos ad- quiridos pelo povo. Desconhece o real destino dado à pedágios e tarifas, à boa parte do lucro na venda de carros e de usinas siderúrgicas e metalúrgicas. Vertigo e seu grupo são como uma grande luva negra que cobre o Brasil, sem se preocupar em intervir na política, mas lucrando com todos os setores do país. Pelo que conhecemos da forma de pensar dos filósofos, eles esperam que você, Yacamim, seja a peça final deste tabuleiro. Entendem o desequilíbrio da energia como a incerteza do seu futuro, mas a garantia da vitória deles. Se você concordar com os ideais e se juntar a eles, vão ter a força necessária para exercer controle sob toda a América Latina e rivalizar com os Estados Unidos em capital e poder. Caso contrário, sua morte deverá selar a garantia da vitória nesta em- preitada considerada gloriosa.
"Antes que você se pronuncie diante de tanta informação, devo lhe explicar a origem de seu ver- dadeiro nome. Victor foi apenas um nome provisório, visando protege-lo e tornar mais difícil para a Companhia a descoberta do seu verdadeiro valor. Pela descrição que nos deu agora pouco de seu encontro com Vertigo, felizmente apenas nós sabemos desta verdade.
"Assim como o meu, seu nome provém do tupi-guarani, língua indígena falada no Brasil muito an- tes da chegada dos colonizadores. Me chamo Apoena, significa aquele que enxerga longe. Você se chama Yacamim, gênio e pai de muitas estrelas. Que tipo de estrelas e quantas estas serão, depen- derá apenas de suas escolhas e ações. Assim como indicado pelo manuscrito, você nasceu dentro da Hélio-Hidra, e recebeu o nome destinado por ele. Mas o nome Victor lhe garantiu a segurança do anonimato. Continuar a usá-lo ou não é uma das escolhas que você deve tomar."
Com isto, Amanda desfaleceu no pufe. Dan segurou a cabeça dela, deitando-a em posição mais confortável. Em seguida, virou-se para Vic, bastante sério.
Seu esclarecimento acontece no momento de maior desequilíbrio energético, como previa o manuscrito. Nossa fonte de renda foi tomada, não mais seríamos capazes de proteger e ocultar a sua localização, por mais que a Companhia não o tivesse encontrado hoje. Todos aqui trabalham e irão certamente contribuir como puderem, mas isto jamais conseguirá manter as nossas atividades por mais do que dois ou três meses. Nós e nossos antepassados dedicamos a vida à Hélio-Hidra, e neste momento crítico, confiamos nas palavras do manuscrito para equilibrar a balança e, quem sabe, combater e derrubar o domínio de Vertigo. O controle exercido por ele e seu grupo é muito mais severo e complexo do que o regime autoritário que vivíamos na época da Liga. Eis o real desti- no que o aguarda, Yacamim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário